sexta-feira, 24 de abril de 2009

Fonte dos Amores da Quinta das Lágrimas


Quinta das Lágrimas
A Fonte dos Amores, em Coimbra

“Coimbra do Choupal
Ainda és capital
Do amor em Portugal,
Ainda...
Coimbra, onde uma vez,
Com lágrimas se fez
A história dessa Inês
Tão linda!”


A história da Quinta das Lágrimas é feita das memórias de personagens ilustres como o Rei Dom Miguel ou o Duque de Wellington, que ao longo dos tempos aqui foram recebidas, pelo que conversão do Palácio num hotel de charme, foi quase natural. Hoje, a Quinta oferece 3 ambientes distintos. No Palácio, o romantismo do passado oferece uma estadia na
história.
Na ala do Jardim, irrompe a frescura do sereno Jardim Botânico com vista para o cenário dos amores de Pedro e Inês. No Spa os quartos são contemporâneos e oferecem magnifícas vistas sobre Coimbra. Tudo isto num cenário que conta a história de uma família que hoje, como no passado, recebe hóspedes nesta casa feliz com lágrimas.

1320: Em Coimbra, a 8 de Abril, nasce o príncipe D. Pedro, filho de D. Afonso IV, rei de Portugal. - 1340: D. Afonso IV participa na batalha do Salado ao lado de Afonso XI de Castela, é a vitória decisiva da cristandade sobre a moirama da Península Ibérica. Inês de Castro, dama galega, vem para Portugal no séquito de D. Constança, noiva castelhana de D. Pedro; paixão adúltera e fulminante de Pedro por Inês. - 1345: Nasce D. Fernando, filho de D. Constança e de D. Pedro. - 1349 ?: Morte de D. Constança. - 1354: Influenciado pelos Castro (irmãos de Inês), D. Pedro mostra-se disposto a intervir nas lutas dinásticas castelhanas. - 1355: A 7 de Janeiro, com o consentimento d’el-Rei D. Afonso IV, nos paços de Santa Clara (Coimbra) Diogo Lopes Pacheco, Pedro Coelho e Álvaro Gonçalves degolam Inês de Castro; revolta de D. Pedro contra o pai. - 1357: Morte de D. Afonso IV; D. Pedro sobe ao trono e manda executar os assassinos de Inês de Castro. - 1361: Do Mosteiro de Santa Clara (Coimbra) para o Mosteiro de Alcobaça, D. Pedro I manda trasladar os restos mortais de Inês de Castro. - 1367: A 18 de Janeiro morre D. Pedro I, em Estremoz.

Nenhum comentário: