quarta-feira, 22 de abril de 2009

Comedia nova

Comedia nova

Os principais autores que sobreviveram na comédia nova são
Filémon, Dífilo, Filípides e, sobretudo, a referência maior, Menandro (c. 342-c. 292 a.C.), de que nos resta uma comédia completa: Díscolo (ou Misantropo) e fragmentos que permitem creditar-lhe mais quatro obras. MENANDRO – A derrota de Atenas em 404 aC;. Provoca modificações na sociedade ateniense, que resultam em rapido declínio da comedia antiga. O período entre 400 e 320 aC., marca uma transição: a força ritual é atenuada, os elementos de fantasia abandonados, a critica social e o debate dos temas de atualidade tornam-se menos veementes, já não há alusões diretas a pessoas vivas, a comedia tende a tornar-se mais romântica. A parábasi é abandonada, o coro reduzido a interlúdios pouco significativo entre os atos. O gênero que surge dessa transição é chamado de comedia nova. Esse tipo de comedia ateniense é uma peça estruturada, com enredo complexo e rico de incidentes, mas sujeito a uma sequencia lógica, com personagens claramente definidos como tipos. A trama oferece poucas variações; em geral trata-se de amores contrariados por diferenças de fortuna ou de berço que encontram seu desfecho feliz graças a uma súbita revelação da verdadeira identidade dos protagonistas. A comedia nova é produto típico da sociedade em vias de aburguesamento: superficialmente complexa, inócua, na temática, tendendo para o realismo na forma, proporciona ao espectador um prazer que hoje se chamaria digestivo. A evolução posterior da comedia inspirou-se mais nas convenções da comedia nova do que na audaciosa liberdade criadora da comedia antiga. Dos autores da comedia nova, tais como Filemon, Difil ou Filipides, conhecem-se apenas poucos e pequenos fragmentos. Só de autoria de Menandro (342-292aC), sobrevive algo intacta uma comedia inteira, Mal-humorado, e consideráveis fragmentos que permitem a reconstituição de quatro outras obras. Esse material mostra Menandro como o mais inspirado comediógrafo da época. Não só todas as características convenções de situação, de peripécias e de personagens-tipos, como o velho-avarento, o velho tolo e bondoso, a cortesã generosa, entre outras, podem ser encontradas na sua obra, mas também ele transcende as limitações da convenção pura, através de uma elaboração cômica bastante complexa, de um dialogo ágil e de um certo calor humano com que tratou os seus personagens.

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