quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ésquilo,/tragedia

Ésquilo,Nasceu em Elêusis no ano de 525 a.C., participou da batalha de Maratona no ano de 490 a.C. e, por muitas vezes, esteve na Sicília, onde morreu no ano de 456 a.C
Principal Texto: Prometeu Acorrentado. Tema Principal que tratava: Contava fatos sobre os Deuses e os Mitos
Escreveu mais de noventa tragédias, das quais apenas sete chegaram completas aos tempos modernos. Sabe-se que a mais antiga é Hikétides (c.490; As suplicantes), parte de uma trilogia completada por Os egípcios e Danaídes, que se perderam.
Ésquilo, o primeiro grande autor trágico, É considerado como o fundador da tragédia
Ésquilo acreditava que o Autor era, antes de tudo um educador.
. Terá escrito 79 tragédias (segundo alguns autores cerca de 90), das quais se conservaram apenas sete tragédias completas (para além de inúmeros fragmentos dispersos de outras):
· Os Persas (472 a.C.);
· Sete Contra Tebas (467 a.C.);
· As Suplicantes (c. 463 a.C.);
· Prometeu Acorrentado (c. 462-459 a.C.);
· Agamemnon (458 a.C.);
· Coéforas (458 a.C.);
· Eumênides (458 a.C.).
Durante muito tempo acreditou-se que as trilogias ou tetralogias articuladas, ou seja, três tragédias de uma mesma lenda seguidas de um drama satírico, existiram desde a origem do teatro. Essa teoria começou a ser questionada a partir do momento em que As suplicantes não foram mais consideradas como a mais antiga obra de Ésquilo. Por isso, alguns estudiosos acreditam que foi Ésquilo quem instituiu as trilogias ou tetralogias articuladas. A única trilogia completa de Ésquilo que conhecemos é a Oréstia. Por meio dela pode-se tentar compreender um pouco o pensamento desse autor, sobretudo porque ela foi escrita pouco antes de sua morte.As três últimas constituem a única trilogia que chegou inteira até nós: a Orestéia (ou Oréstia), uma das mais pungentes tragédias da Grécia Antiga narrando o drama protagonizado pelos últimos Atridas: Agamémon, Clitemnestra, Egisto, Electra e, naturalmente, Orestes (em torno do qual se realizam grande parte dos oráculos anunciados e que dá o nome de conjunto à trilogia).

Nenhum comentário: