História Zulu,
Reino do tribo Zulu, consultado às vezes como ao Império do tribo Zulu, era um estado africano do sul em o que é agora África do Sul. O reino pequeno ganhou a fama do mundo durante e após Guerra do Anglo-Tribo Zulu.
Líder africano que expandiu a nação zulu, num feito comparável a Alexandre o Grande, mas também terminou sua vida como ditador insano.
O potentado Zulu tem início com o reinado de Shaka, filho do chefe Senzanga Khoma, de um dos clãs mais fortes dos Zulus, que engravidara Nandi, uma mulher Lengani, que se tornou por isso sua terceira esposa. Mas ela era desagradável e pouco dócil, acabou sendo rejeitada junto com o filho, e voltou para os Lenganis, onde Shaka cresceu acalentando o sonho de se tornar Rei dos Zulus,
. Os Zulus apontaram a sua máquina de guerra, numa expansão territorial que iria aumentar o território sob o seu controlo cerca de 12 vezes. . O seu reino tinha uma extensão de 30.000 km², com 250.000 habitantes e 25.000 guerreiros. Finalmente, o 1828 foi assassinato por Dingaan.
grupo étnico sul-africano de aproximadamente 10 milhões de indivíduos que habita ao a província de KwaZulu-Natal. . A sua língua, o zulu, é uma língua bantu
O Reino Zulu jogou um papel importante na história de África do Sul dos séculos XIX e XX. Sob o regime do apartheid, os zulu fossem classificados como cidadãos de segunda classe e fortemente discriminados.
Hoje, são o grupo étnico mais numeroso do país e desfruta de igualdade de direitos como os outros povos sul-africanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário