3ª GERAÇÃO ROMÂNTICA no Brasil -
-Condoreirismo (também chamada de liberal ou social.)
O nome da corrente, condoreirismo, associa-se ao condor ou outras aves, como a águia, o falcão e o albatroz, que foram tomadas como símbolo dessa geração de poetas com preocupações sociais. Esta escolha remete à identificação do vôo destas aves, como a capacidade de enxergar à grande distância. Os poetas condoreiros supunham ser eles também dotados dessa capacidade: olhar a sociedade como num vôo, capaz de enxergar os problemas que afligem a todos. Por isso, tinham o compromisso de orientar os homens que não possuíam a mesma visão para os caminhos da justiça e da liberdade. Seus principais temas são a defesa de causas humanitárias, a denúncia da escravidão e o amor erótico.
Os poetas dessa geração apresentam estilo grandioso ao tratarem de temas sociais, eram comprometidos com a causa abolicionista e republicana desenvolvendo assim a poesia social , fala sobre liberdade, questões sociais
Características-Poesia social;Poesia revolucionária – Defende já a idéia da republica;Contra a escravidão;Carga emocional profunda – Poesia exclamativa;Ligação a oratória, ao discurso a oralidade.O amor e a mulher são menos idealizados ( Uso de exclamações, exageros, apóstrofes. Volta-se para o futuro, progresso. Luta pela liberdade, temáticas sociais. Ainda fala sobre o amor.
Essa geração sofreu intensamente a influencia de Victor Hugo e de sua poesia político-social, daí ser conhecida como geração hugoana. As idéias liberais, abolicionistas e republicanas formam a base do pensamento da inteligência brasileira a partir da década de 1870, que concentra a produção da chamada Terceira Geração do Romantismo e marca o início da transição para o Realismo.
Influenciados pela filosofia pensadores europeus, .
Seu principal representante foram
Castro Alves, seguido por Tobias Barreto e Sousândrade.
Castro Alves (1847: Bahia) é o poeta que mais se destaca, inspirado nos princípios de Victor Hugo, ele começa a escrever poemas sobre a escravidão. Há retratado em seus poemas o lado feio e esquecido pelos primeiros românticos: a escravidão dos negros, a opressão e a ignorância do povo brasileiro.
O poeta dos escravos, ele é considerado a principal expressão da poesia brasileira. Além da poesia social cultivou ainda a poesia lírica, a épica e o teatro.Sua obra representa, na evolução da poesia romântica brasileira, um momento de maturidade e de transição. Maturidade em relação a certas atitudes ingênuas das gerações anteriores, como a idealização amorosa e o nacionalismo ufanista, às quais Castro Alves dará um tratamento mais crítico e realista. E o primeiro grande poeta social brasileiro Sua obra é marcada por duas características: a poesia social e a poesia lírica. Sua poesia social tem como tema a abolição e a libertação dos povos, incorpora o negro de vez na literatura nacional. Apresentando-o como herói e como um ser amoroso, ativo, sofredor, esperançoso, oprimido e lutador. Com suas antíteses, hipérboles, apóstrofes e metáforas grandiosas, faz com que a poesia chame-se “condoreira”, influenciada por Victor Hugo e Lamartine.Ao contrário dos outros ultra-românticos sua poesia lírico-amorosa resulta em grande parte da experiência real e não da imaginação. São poemas que traduzem esperança, euforia, desespero, pressentimento da morte, saudade, exaltação da. natureza e um sentimento e ótico, expresso por palavras recorrentes como, seios, cabelos, perfumes
Principais obras:
Poesia: Espumas flutuantes (1870), A cachoeira de Paulo Afonso (1876), Os escravos (1883).
SOUSA ANDRADE(Joaquim de Souza Andrade) nasceu no Maranhão Seu principal trabalho foi o longo poema O GUESA ERRANTE? Onde ele aproveita uma tradição religiosa dos incas para construir um quadro poético da América. Em Nova Iorque, publica sua maior obra, o poema longo O Guesa Errante (1874/77), em que utiliza recursos expressivos, como a criação de neologismos e de metáforas vertiginosas, que só foram valorizados muito depois de sua morte. Em 1877, escreveu: "Ouvi dizer já por duas vezes que o Guesa Errante será lido 50 anos depois; entristeci - decepção de quem escreve 50 anos antes".
Tobias Barreto de Menezes (07-06-1839/26-06-1889), Sergipe Um condor solitário
Dias e Noites foi seu único livro de poesias e, teve seis edições Sua obra dispersa em jornais, foi reunida em três edições de Obras completas, em 1925, 1963 e 1989.Menosprezada pela crítica, sua obra poética não foi explorada o bastante, tampouco evidenciou-se sua qualidade estética
Foi um poeta que não recebeu, necessariamente, o reconhecimento que merecia. Menosprezada pela crítica, sua obra poética não foi explorada o bastante, tampouco evidenciou-se sua qualidade estética Foi uma figura central na Escola do Recife,disseminando o pensamento filosófico alemão no Brasil que, naquela época, sofria forte influência da cultura francesa. Certamente, foi um importante pensador brasileiro no século XIX.
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